terça-feira, 23 de agosto de 2011

Especialistas associam dores nas articulações a mudanças climáticas


A ciência comprova: o frio provoca uma reação mais intensa dos neurônios e diminui também o fluxo de sangue para algumas regiões do corpo.

Fonte: Bom dia Brasil

Uma pesquisa comprovou o que muita gente, por intuição, já sabia: aquela dor que aumenta de repente, principalmente em quem tem reumatismo, pode indicar mudança de tempo. É cientificamente provado: o frio provoca uma reação mais intensa dos neurônios e diminui também o fluxo de sangue para algumas regiões do corpo. Isso pode, sim, provocar uma sensação de dor. Então, se o joelho começar a latejar, é bom procurar um agasalho.

A dona de casa Maria Luiza Nascimento é dessas pessoas que poderiam fazer a previsão do tempo. “Eu percebo que vai mudar o clima porque eu começo a sentir dor muito forte nas articulações. Aí geralmente chove ou faz frio”, comenta.

A dona de casa não é exceção. “Eu sinto dor no pé, percebo uma dor na lombar”, diz uma senhora. “Não sei bem por que, mas percebo uma dor nas costas que mexeu comigo”, conta um senhor.

O que para alguns parece uma brincadeira foi comprovado pela ciência. Diversas pesquisas feitas ao redor do mundo relacionam determinadas dores a mudanças climáticas. Um estudo recente estabelece até a temperatura que mais desencadeia reações no corpo humano.

“As temperaturas abaixo de 17°C, principalmente com clima mais nublado, aumentam a incidência de dor nas pessoas que têm essa predisposição”, afirma o ortopedista José Luiz Zabeu.

Em uma clínica especializada em dores agudas, a procura por atendimentos nos meses de frio aumenta até 40%. O presidente latino-americano do Instituto Mundial de Dor, Fabrício de Assis, explica que as reações estão relacionadas à pressão atmosférica.

Quando o clima começa a mudar, a pressão atmosférica deixa os neurônios mais sensíveis. Em pessoas com reumatismo, por exemplo, as células transmitem mensagens de dor a algumas partes do corpo. Além disso, a circulação do sangue diminui.

“Existe uma diminuição do aporte de sangue para determinadas regiões, e isso no reumatismo é importante porque faz piorar a dor que piora a inflamação local também. São dois fatores: afeta a circulação local e essa mudança na pressão atmosférica”, conclui Fabrício de Assis, presidente latino-americano do Instituto Mundial de Dor.

Os médicos explicam ainda que as reações podem ocorrer em qualquer idade. As baixas temperaturas alteram também o humor. Uma dica simples para amenizar as dores é acompanhar a previsão do tempo.

“A pessoa que percebe que tem uma interferência no clima nas suas queixas de dor, seja ela portadora de artrite ou não, ela deveria, sim, acompanhar a previsão do tempo, levar um agasalho a mais na bolsa e evitar ambiente em que haja uma corrente de ar muito frio. Isso vai dar dor nela. Vale a pena na sua programação de vida, não só seu esquema de remédios e tudo mais, mas saber do tempo”, disse o ortopedista José Luiz Zabeu.

A pedagoga Maria Isabel Dias Batista segue a risca a orientação. “Uso meias de futebol que são mais quentinhas, uso uma calça projetada para neve por baixo para não sentir tanto frio. Toda vez que eu sinto frio, eu pioro os sintomas da minha artrite”, conta a pedagoga.

------------------------------------------------------------------------------

Não sei você, mas eu faço parte desta estatística....rssss
Por isso, prefiro sempre usar agasalho a mais do que passar frio.
E realmente a calça que ela fala é bem quentinha mesmo. Existem também a blusa do mesmo material que podem ser encontradas como segunda pele em lojas de artigos esportivos.

Bjs


Nenhum comentário:

Postar um comentário