Ame-o ou odeie-o, mas você não pode negar a seguinte frase: o Twitter se tornou numa poderosa ferramenta. A rede social de microblogging é usada desde um simples RSS Feed e meio de comunicação de empresas com seus clientes até o anúncio de notícias de última hora que circularão em questão de milésimos para o mundo todo, como aconteceu no dia damorte de Osama Bin Laden. Lá estão importantes pessoas, como Barack Obama, presidente dos EUA, Dilma Rousseff, nossa presidenta, e grandes celebridades com milhões de seguidores, como Lady Gaga, Ashton Kutcher e o brasileiro Luciano Huck.
Às vezes as pessoas se afobam e acabam tuitando o que não devem. Errar é humano e nós entendemos isso, mas no Twitter, um simples tweet pode custar o seu emprego. Abaixo nós comentaremos 10 casos de pessoas que foram demitidas por causa de seus tweets. Aprenda com seus erros e pense duas vezes antes de tuitar qualquer coisa (sobre qualquer coisa).
- Não tuite coisas ruins sobre seu futuro emprego
Connor Riley tinha uma boa oferta para trabalhar na Cisco. Conseguiu estragar tudo com um simples tweet: “A Cisco acaba de me oferecer um emprego! Agora eu tenho que pesar a utilidade de um cheque gordo contra a jornada diária de ir para San José e odiar o trabalho.”
Não demorou muito para o funcionário da Cisco, Tim Levad, responder o tweet da esperta não-mais-com-proposta-de-emprego:
“Quem é o gerente de contratação? Tenho certeza que eles vão adorar saber que você vai odiar o trabalho. Nós aqui, da Cisco, somos peritos na web.”
E tem mais: a garota virou chacota no Twitter, sendo apelidada de “Cisco Fatty” (“Fatty” porque ela se referiu a “cheque gordo” com “fatty paycheck”). Para os curiosos, Riley está fazendo mestrado em gestão de Sistemas de Informação na Universidade da Califórnia, em Berkeley.
- Muito cuidado para não confundir sua conta pessoal com a profissional
Scott Bartosiewicz era um feliz funcionário da empresa de comunicação que prestava serviço para a fabricante de automóveis Chrysler, nos Estados Unidos, até o dia em que errou de conta e tuitou uma mensagem com palavrão, xingando motoristas de Detroit.
Bartosiewicz contou à emissora ABC que pensou que estava tuitando de sua conta pessoal no Twitter, quando na verdade estava tuitando da conta da Chrysler, administrada pela empresa onde trabalhava e com quase 10 mil seguidores.
O ex-funcionário da New Media Strategies disse que estava atrasado para uma reunião e no meio de um engarrafamento quando postou:
“I find it ironic that Detroit is known as the #motorcity and yet no one here knows how to f#king drive”. (*optamos por não traduzir*)
O episódio custou o emprego do rapaz, além do fim do contrato da montadora com a empresa de comunicação. Fato mais engraçado? Em uma propaganda veiculada durante o último Super Bowl, a Chrysler mostrou um comercial protagonizado pelo rapper Eminem, nascido em Detroit, onde aparecia os carros da empresa e a cidade, com o slogan: “Importado de Detroit”.
Final feliz (pelo menos para Bartosiewicz): hoje ele está trabalhando como gerente de mídias sociais da Ford Arts, Beats & Eats.
- Você pode até ser comediante, mas saiba a hora de ficar calado
O ator e comediante Gilbert Gottfried, conhecido nos Estados Unidos por fazer a voz de diversos personagens de desenhos animados, também não soube usar o Twitter. Fez piada com o recente terromoto no Japão e logo depois demitido.
Entre seus comentários publicados no Twitter, estavam:
“O Japão é realmente avançado. Eles não vão à praia. A praia vem a eles”. “Eu acabei de terminar com minha namorada, mas é como os japoneses dizem: ‘haverá outras pessoas flutuando por aí a qualquer minuto’”.
Se quiser ver a matéria completa acesse Insede Techno
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