sexta-feira, 27 de maio de 2011

Cuidado com que escreve no Twitter


Olá Amad@s,

Hoje o tema é o twitter. Os problemas que uma simples frase nesta ferramenta poderosa de comunicação nos dias atuais podem causar.

E se você quiser compartilhar conosco sua experiência ou alguma que conheça, vamos adorar.

Beijos

____________________________________________________



10 pessoas que foram demitidas por causa do Twitter



Ame-o ou odeie-o, mas você não pode negar a seguinte frase: o Twitter se tornou numa poderosa ferramenta. A rede social de microblogging é usada desde um simples RSS Feed e meio de comunicação de empresas com seus clientes até o anúncio de notícias de última hora que circularão em questão de milésimos para o mundo todo, como aconteceu no dia damorte de Osama Bin Laden. Lá estão importantes pessoas, como Barack Obama, presidente dos EUA, Dilma Rousseff, nossa presidenta, e grandes celebridades com milhões de seguidores, como Lady Gaga, Ashton Kutcher e o brasileiro Luciano Huck.

Às vezes as pessoas se afobam e acabam tuitando o que não devem. Errar é humano e nós entendemos isso, mas no Twitter, um simples tweet pode custar o seu emprego. Abaixo nós comentaremos 10 casos de pessoas que foram demitidas por causa de seus tweets. Aprenda com seus erros e pense duas vezes antes de tuitar qualquer coisa (sobre qualquer coisa).

  • Não tuite coisas ruins sobre seu futuro emprego

Connor Riley tinha uma boa oferta para trabalhar na Cisco. Conseguiu estragar tudo com um simples tweet: “A Cisco acaba de me oferecer um emprego! Agora eu tenho que pesar a utilidade de um cheque gordo contra a jornada diária de ir para San José e odiar o trabalho.”

Não demorou muito para o funcionário da Cisco, Tim Levad, responder o tweet da esperta não-mais-com-proposta-de-emprego:

“Quem é o gerente de contratação? Tenho certeza que eles vão adorar saber que você vai odiar o trabalho. Nós aqui, da Cisco, somos peritos na web.”

E tem mais: a garota virou chacota no Twitter, sendo apelidada de “Cisco Fatty” (“Fatty” porque ela se referiu a “cheque gordo” com “fatty paycheck”). Para os curiosos, Riley está fazendo mestrado em gestão de Sistemas de Informação na Universidade da Califórnia, em Berkeley.

  • Muito cuidado para não confundir sua conta pessoal com a profissional

Scott Bartosiewicz era um feliz funcionário da empresa de comunicação que prestava serviço para a fabricante de automóveis Chrysler, nos Estados Unidos, até o dia em que errou de conta e tuitou uma mensagem com palavrão, xingando motoristas de Detroit.

Bartosiewicz contou à emissora ABC que pensou que estava tuitando de sua conta pessoal no Twitter, quando na verdade estava tuitando da conta da Chrysler, administrada pela empresa onde trabalhava e com quase 10 mil seguidores.

O ex-funcionário da New Media Strategies disse que estava atrasado para uma reunião e no meio de um engarrafamento quando postou:

“I find it ironic that Detroit is known as the #motorcity and yet no one here knows how to f#king drive”. (*optamos por não traduzir*)

O episódio custou o emprego do rapaz, além do fim do contrato da montadora com a empresa de comunicação. Fato mais engraçado? Em uma propaganda veiculada durante o último Super Bowl, a Chrysler mostrou um comercial protagonizado pelo rapper Eminem, nascido em Detroit, onde aparecia os carros da empresa e a cidade, com o slogan: “Importado de Detroit”.

Final feliz (pelo menos para Bartosiewicz): hoje ele está trabalhando como gerente de mídias sociais da Ford Arts, Beats & Eats.

  • Você pode até ser comediante, mas saiba a hora de ficar calado

O ator e comediante Gilbert Gottfried, conhecido nos Estados Unidos por fazer a voz de diversos personagens de desenhos animados, também não soube usar o Twitter. Fez piada com o recente terromoto no Japão e logo depois demitido.

Entre seus comentários publicados no Twitter, estavam:

“O Japão é realmente avançado. Eles não vão à praia. A praia vem a eles”. “Eu acabei de terminar com minha namorada, mas é como os japoneses dizem: ‘haverá outras pessoas flutuando por aí a qualquer minuto’”.

Se quiser ver a matéria completa acesse Insede Techno




Nenhum comentário:

Postar um comentário