quarta-feira, 11 de maio de 2011

Queda de Cabelo


alt
Perder os cabelos é sempre preocupante. Pode ser o sinal de algum distúrbio ou doença no organismo. Ou pode ser o resultado de um padrão hereditário, determinado por seus genes. Seja qual for a causa, a perda dos cabelos afeta a auto-estima de homens e mulheres, prejudicando seus relacionamentos e sua vida social.
As pessoas que sofrem de queda de cabelos vêem-se às voltas com toda sorte de tratamentos supostamente milagrosos, quase sempre se decepcionando com os resultados. Papiros egípcios muito antigos continham pelo menos três fórmulas para combater a calvície! Infelizmente, não existem soluções miraculosas para o problema.
A alopecia, ou queda de cabelos, pode ter muitas causas e é imprescindível que um dermatologista seja consultado. Ele poderá determinar a origem do problema e o melhor curso de ação. Hoje em dia existem muitas alternativas de tratamento, com bons e comprovados resultados.

A Queda de Cabelo

Nossos cabelos são constituídos de uma proteína chamada queratina. São produzidos pelo próprio corpo e seguem um ciclo de crescimento, repouso e queda. Portanto, a queda dos cabelos é parte do processo normal de reposição dos fios. Um indivíduo normal e saudável perde de 50 a 100 fios de cabelo por dia. Cada fio de cabelo nasce no couro cabeludo e cresce por dois a quatro meses. Então, o crescimento pára por mais dois a quatro meses. Depois dessa fase, o cabelo cai e um outro fio começa a crescer em seu lugar.
È importante lembrar-se dessa perda normal de cabelos, pois nesse caso a queda não representa nenhum problema, fazendo parte do ciclo de reposição dos fios.

Causas e Soluções

Quando a queda dos cabelos ultrapassa a quantidade de fios que seria normal, é necessário descobrir as causas para que sejam buscadas as soluções. Muitos fatores podem causar uma excessiva queda de cabelos.

Algumas vezes, a queda é causada pelos maus tratos aos cabelos. Cabelos constantemente apertados por rabos de cavalos, fivelas e rolinhos ou que sofrem tratamentos químicos inadequados como permanentes e tinturas podem apresentar uma queda anormal. Em alguns casos, essa queda será irreversível.

Doenças graves ou grandes cirurgias podem provocar uma queda repentina de cabelos, 3 a 4 meses após terem acontecido. Essa queda é temporária, sendo o reflexo do estresse pelo qual o organismo passou. Algumas mulheres também experimentam uma queda de cabelos temporária 3 a 4 meses após a gravidez.

Muitas vezes, problemas hormonais podem causar a perda dos fios. Problemas na glândula tireóide ou alterações nas taxas de hormônios masculinos ou femininos podem comumente resultar em queda de cabelos. Nesses casos, tratando-se as causas é possível cessar e até mesmo reverter o problema.

Medicamentos anticoagulantes, bem como remédios para gota, quimioterapia, pílulas anticoncepcionais, antidepressivos e vitamina A em excesso também podem causar queda de cabelos. A interrupção do tratamento normalmente restaura a quantidade normal de fios.
Infecções no couro cabeludo também podem causar calvície, assim como doenças importantes como lupus e diabetes. Por esse motivo, é imprescindível que a pessoa que experimenta uma queda anormal de cabelos procure um médico para descobrir as causas e procurar o tratamento mais adequado.

A Calvície

A calvície ou alopecia androgenética é a perda de cabelos causada por fatores genéticos. Nesse caso, ocorre um padrão de queda de cabelos, mais comum em homens. A calvície também ocorre nas mulheres mas, nesse caso, se manifesta mais como um afinamento e diminuição dos cabelos.
Hoje em dia existem diversas opções para tentar refrear a calvície. Medicamentos como minoxidil e a finasterida têm sido prescritos com resultados satisfatórios. Os resultados dependem do estágio em que se encontra a queda de cabelos e de fatores individuais de cada organismo. O minoxidil pode ser utilizado por homens e mulheres. Já a finasterida é recomendada apenas para homens.
Para os casos em que os medicamentos não são indicados ou não são eficazes, é possível contar atualmente com uma grande variedade de paliativos. Perucas, transplante de cabelos, implante de cabelos e prótese capilar são algumas das opções que podem ajudar a amenizar o problema, ajudando a pessoa a retomar sua vida normal.

Cabelo é Saúde

Nossos cabelos são importante fator em nosso bem estar, contribuindo para nossa auto-estima e qualidade de vida. Procure sempre seu médico. Ele pode orientá-lo quanto a melhor forma de proceder para solucionar o problema.

Fonte: Escola de Cabeleireiro Maria Bueno


2 comentários:

  1. marcinha
    mandei email pra vc!
    Bjus
    VAN
    www.joaninhaclub.com

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Escrevo porque estou interessado em realizar intercâmbios de links com a sua página web que trata da mesma temática que a minha. Eu poderia te oferecer um link em diferentes páginas.

    Escreva-me se estiver interessado,
    (joana.seo.portugal@gmail.com)

    ResponderExcluir