sábado, 25 de junho de 2011

Cuidado com a validade e armazenamento das maquiagens

Olá Amad@s,

Que tal aproveitar hoje e praricar uma recarga de energia positivas, fazendo uma faxina para jogar fora coisas quebradas, vencidas, que não usa mais? Além de exercitar o desapego, você vai ganhar mais espaço no seus armários.

Aqui um incentivo para você que tem maquiagens antigas, vencidas ou até mesmo nem sabe a validade das mesmas. Maquiagem estragada é um risco para saúde da pele. Veja nesta matéria do Jornal Hoje

Fique atenta ao vencimento das maquiagens

Dermatologista alerta para o risco de problemas de pele.


Muita gente não presta atenção, mas maquiagem tem data de vencimento. Usar produto vencido pode causar vários tipos de irritação na pele, além de bolhas e vermelhidão.

Para falar sobre o assunto, a médica dermatologista Mônica Linhares participou do bate-papo e tirou dúvidas dos internautas.

Segundo Mônica, as pessoas não têm mesmo o costume de verificar a data de validade dos cosméticos, mas é importante alertar para o surgimento da acne cosmética, um tipo específico difícil de ser tratado e que acontece com mais frequência nas mulheres adultas.
A prática pode ocasionar ainda dermatite por contato, vermelhidão, coceira e descamação, principalmente na região dos olhos, onde pode acontecer também queda de cílios e sobrancelha. Compartilhar produtos também não é recomendável.

Muitas vezes, a pessoa não percebe que a maquiagem está vencida, mas quando isso acontecer é importante descartar o produto, idem quando achar que a qualidade não está adequada. Produto ressecado tem que descartar também. “Lápis de olho tem validade pequena, em torno de seis meses. O cheiro pode estar alterado e ele quebra mais fácil. O batom dura em torno de um ano. Base e demaquilante, é interessante verificar se há precipitação no frasco. Maquiagem infantil tem o prazo de validade reduzido porque têm menos conservante, o que diminui a chance de irritação”, explica a médica.

Outro fator importante é observar o ambiente onde o produto está sendo guardado. Prefira ambientes arejados, livres de umidade. Os acessórios também precisam ser verificados, pincéis, enponjas, tudo precisa ser limpo e seco periodicamente.

Mônica explicou ainda que o uso de maquiagem não causa envelhecimento precoce, como muitas pessoas acreditam. Ao contrário, hoje em dia, quase todos os produtos previnem o fotoenvelhecimento porque contém filtro solar. Além disso, muitos produtos possuem ativos que suavizam as rugas.

Dormir com maquiagem é outra prática incorreta, pois há risco de aumentar a chance de obstruir os poros. O ideal é higienizar a pele e deixá-la respirar e se recuperar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário