quarta-feira, 1 de junho de 2011

Fome Noturna



Muitas pessoas que desejam emagrecer queixam-se da dificuldade de controlar a alimentação no período noturno.
Durante o dia, o trabalho e os compromissos fazem com que a atenção se volte para outros interesses.
Mas quando a noite se aproxima, a imagem dos alimentos vêm à mente e torna-se quase impossível evitá-los.

Para alguns, a situação é ainda mais difícil, pois além de se alimentarem antes de dormir, levantam-se de madrugada para comer ainda mais.

Com exceção deste último caso, que exige tratamento específico, os prejuízos da alimentação noturna podem ser reduzidos com algumas dicas simples:

  • Nunca pule uma refeição:
  • ao deixar de fazer alguma refeição, muitos acreditam estarem contribuindo para o emagrecimento. Mas esta crença é falsa e as conseqüências deste ato serão sentidas durante a noite. A falta de nutrientes faz com que o organismo clame por alimentos e a sensação de fome torna o indivíduo menos capaz de selecionar o que vai comer e de regular a quantidade de ingestão calórica.

  • Mantenha em casa alimentos leves:
  • mesmo que não se pule nenhuma refeição durante o dia, algumas pessoas sentem mais fome durante a noite e esta sensação pode ser conseqüência de seu metabolismo. Sugere-se que não se estoque em casa substâncias calóricas, pois ao sentir vontade de comer você não terá acesso a este tipo de alimento e seu emagrecimento não será tão prejudicado.

  • Faça alguma atividade física no final da tarde:
  • para alguns, a vontade de comer durante a noite é conseqüência da ansiedade e do estresse acumulados ao longo do dia. A realização de exercícios físicos no final da tarde é uma excelente maneira de controlar o estresse e oferece ao indivíduo uma sensação de bem-estar que o acompanhará até a hora de dormir.

    Estas regras se aplicam a maioria daqueles que sentem vontade de comer à noite. Entretanto, há situações mais sérias que não podem ser resolvidas apenas com estas dicas.

    A Compulsão Alimentar Noturna é um distúrbio pouco divulgado, que gera uma necessidade de comer durante a madrugada, e caso o indivíduo não o faça, torna-se incapaz de dormir. Sempre que estes sintomas forem percebidos, um psiquiatra deve ser consultado para que o distúrbio seja diagnosticado e tratado.

    Controlar a alimentação noturna é um passo importante para que seu emagrecimento seja bem sucedido.

    Por:
    Flávia Leão Fernandes
    CRP 06/68043 Psicóloga clínica, Mestre em Psicologia pela Universidade de Londres, Inglaterra e especialista em Psicologia Hospitalar com enfoque em obesidade.

    Fonte: CyberDiet


    Você sofre desta compulsão?

    Tem dias que se eu pudesse eu trancaria a geladeira e armários e esconderia a chave..rsss

    Beijos

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário