sexta-feira, 3 de junho de 2011

Entre na moda sendo sustentável!

Olá Amad@s,

Falando em moda, não poderíamos deixar de falar destas peças que estão ganhando cada dia mais modelos, um mais fashion do que o outro: as Ecobags. Seu custo varia de R$ 1,99 a R$110,00 dependendo do modelo.

Eu particularmente adoro, pois são resistentes e principalmente reutilizáveis. Ah sim, tenho duas que ganhei em sorteio e são super lindas e a mais simples que foi comprada no mercado mesmo. (Não lembro o valor, mas na época a média era entre R$1,99 e R$5,00)

Eu já cheguei a ter estoque de sacolinhas plásticas em casa, pois mesmo utilizando para lixo, elas se multiplicavam a cada compra. (Tenho certeza que você deve ter dezenas delas por aí).

Como nasci em Curitiba, me criei lá e me lembro quando em 1989 foi lançada a campanha "Lixo que não é Lixo" com a Família Folha ensinando como fazer a separação de lixo. Então cresci vendo minha mãe, tias, avó, vizinhas e desconhecidas fazendo a separação dos resíduos orgânicos dos recicláveis. Em particular minha mãe usa até hoje os orgânicos para compostagem, pois tem um quintal com algumas hortaliças que agradecem.
Hoje eu moro em apartamento e fica complicado, mas ei de achar uma forma e com certeza postarei aqui. Mesmo assim, tento diminiur ao máximo o consumo de sacolinhas plásticas. Como?

Temos uma caixa organizadora de plástico que sempre fica no porta malas do carro e dentro dela as ecobags. Assim quando vamos ao supermercado elas estão sempre a mão.

Coloquei uma ecobag que dobra e fica bem pequena dentro da bolsa caso eu vá sozinha as compras.

Aí você fica curios@ e quer saber: Como eu faço com o lixo?

Fácil!Eu faço a separação dos resíduos orgânicos e reciclados. Desta forma, lavo as embalagens antes de colocá-las no saco de lixo ou na sacola plástica grande. (Opa! Saco, sacola? Já explico abaixo)

O lixo orgânico é jogado na sacolinha plástica (que pode ser substituido pelo saquinho que você coloca as frutas antes de pesá-las no mercado), mas na hora de retirar o lixo para descarte na mesma vai o lixo do banheiro, pois para o lixo do banheiro utilizo saquinhos feitos de jornal, que são super fáceis de fazer e de fácil decomposição no meio ambiente.
Então, utilizei apenas 01 sacola para jogar todo o lixo orgânico.

Agora voltemos a questão do lixo reciclado que eu utilizo um saco de lixo ou sacola plástica para descartá-los. Simples! Como as embalagens estão limpas quando vão para o lixo, posso deixá-las num cesto de lixo grande na área de serviço até que o saco fique cheio. Aqui em casa utilizamos geralmente 1 a 2 sacos de lixo por mês.


Esclarecimento sobre a lavagem das embalagens: eu como iogurte todos os dias quando termino de comer eu coloco meu potinho na pia da cozinha e enquanto estou lavando a louça a água cai no pote e vai limpando-o. Então fica praticamente limpo, então não tenho trabalho para lavar. Deixo-o secando e depois vai para o lixo. Isso acontece com todas as outras embalagens.
Sem contar que embalagens recicláveis, garrafas e potes de vidro podem ser reaproveitas. Basta usar a criatividade(isso vai dar outro post).

Nos próximos dias ensinarei o passo a passo para fazer a sacolinha de jornal.

Lembre-se que estar na moda é ter atitudes sustentáveis. Por isso tenha sempre a mão sua ecobag evitando o uso incontrolável das sacolinhas plásticas.

Beijos









Nenhum comentário:

Postar um comentário